Bem vindos ao meu Blog!

É um prazer recebê-los em meu blog.
Esse espaço está reservado para todos aqueles que amam a Palavra de Deus e a tem como bússola para a vossa Caminhada.
Deus te abençoe!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As 12 Portas de Jerusalém.

A Paz do Senhor para todos!

É com muita alegria no meu coração que venho postar mais um estudo e compartilhar com os irmãos a Palavra do Nosso Deus!

Depois de um bom tempo sem postar nada (sabe como é né? agora a vida é de casado, e não mais de solteiro... Kkkkk...) estou aqui compartilhando mais um estudo e vendo que tenho alguns seguidores, loucos pela a Palavra de Deus assim como eu.

Esse estudo eu ministrei numa igreja onde congreguei, e foram 12 semanas de estudo. Jesus sacudiu a casa, libertou, salvou, restaurou e renovou a vida da igreja.


Obrigado a todos que tem visitado o meu blog e que tem me dado forças para continuar a escrever. Deus abençoe vocês poderosamente!!! 


Prometo a vocês que agora eu vou escrever pelo menos uma vez na semana algo novo.

Que esse estudo venha impactar a sua vida.

1 – Porta dos PeixesNeemias 3.3

E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá; as quais emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.”

  • Simboliza a pregação do evangelho de Jesus Cristo.
  • É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mateus. 4.18-22).
  • Esta porta era a passagem dos pescadores com suas redes, quando partiam e voltavam da pesca trazendo os seus peixes.


2 – Porta do Gado ou das OvelhasNeemias 3.1

“E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, as quais consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel”

  • Simbolizava a consagração do homem a Deus, mais tarde recebeu o nome de Porta das Ovelhas.
  • Ficava na proximidade do Templo; e do Tanque de Betesda. Por esta porta eram introduzidos os animais utilizados para os sacrifícios do Templo.
  • Sobe o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta!
  • É a porta de encontro do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (João. 10.7,9)


3 – Porta VelhaNeemias 3.6

“E a porta velha repararam-na Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.”

  • Simboliza a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo acerca das gerações e suas origens, a renúncia da vida passada.
  • No sentido espiritual, de modo figurado, indica-nos hoje, a necessidade do desapego e libertação do passado. Temos que renunciar a nós mesmos e nossas tradições para servimos ao Senhor (2Coríntios. 5.17).


4- Porta do ValeNeemias 2.13

“E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.”

  • Simboliza a Vigilância.
  • Nela Neemias vigiava a cidade.
  • Temos que ser vigilantes para não cairmos nas astutas ciladas do diabo (Mateus. 26.36).


5- Porta do MonturoNeemias 3.13

“A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; estes a edificaram, e lhe levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também mil côvados do muro, até a porta do monturo.”

  • Simboliza a purificação dos nossos pecados.
  • Através dela eram retirados o esgoto, o lixo e dejetos da cidade (Tiago 4.8).


6- Porta da FonteNeemias 3.15

“E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hosé, líder do distrito de Mizpá; este a edificou, e a cobriu, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também o muro do tanque de Hasselá, ao pé do jardim do rei, e até aos degraus que descem da cidade de Davi.”

  • Simboliza a benção divina constante a brotar nas nascentes.
  • Espiritualmente, simboliza a realidade dos milagres dos evangelhos profetizada por Isaias (Isaias 61.1 – Lucas 4.18,19) e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a dispensação da graça.
  • Ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus (João. 9.10,11).


7- Porta do Pátio do CárcereNeemias 3.25

“Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina, e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão; depois dele Pedaías, filho de Parós.”

  • Neste pátio o profeta Jeremias ficou preso por pregar a palavra de Deus (Jeremias 32.2).
  • Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou “prisões” que imobiliza o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância (João 8.32,36). As prisões podem ser quebradas por Deus (Atos 16.26).

8- Porta das ÁguasNeemias 3.26

“E os servidores do templo que habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até à torre alta”

  • Esta porta proporcionava o suprimento de água para a cidade
  • Simboliza a Palavra de Deus. Ela é a Água da Vida que sacia a nossa sede espiritual e que deve sempre regar o arraial dos santos (Salmos 63.1; Cânticos 4.2 ).
  • O maior avivamento aconteceu nessa porta (Neemias 8).
 



9- Porta dos Cavalos Neemias 3.28

“Desde acima da porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa”

  • Simboliza força para obter as vitórias em suas lutas diárias (Provérbios 24.10).
  • Por ela passavam as cavalgaduras do exército quando saiam para as batalhas.
  • Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais na guerra, sem os quais os carros não poderiam andar.
  • Os cavalos simbolizavam as força e conquistas em suas guerras, batalhas e lutas.


10- Porta Oriental (Dourada)Neemias 3.29

“Depois deles reparou Zadoque, filho de Imer, defronte da sua casa; e depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental

  • Simboliza o Arrebatamento da Igreja.
  • Por ela Jesus entrou em Jerusalém na entrada triunfal (Mateus 21.1-11).
  • Ela está lacrada nos dias de hoje. Os judeus esperam que o messias entre por ela novamente na segunda vinda com Poder e grande Glória como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ezequiel 44.2).
  • Ela tem que estar restaurada na vida da igreja, cuja oração deve ser Apocalipse 22.20.

11- Porta de Mificade - (Atribuição) Neemias 3.31

“Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos servidores do templo e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até à câmara do canto”

  • Simboliza os atributos da igreja de Jesus Cristo.
  • No aspecto espiritual, nos fala da “comissão divina” da definição de atribuições ao seu povo! (Mateus 28. 18-20).


12- Porta de EfraimNeemias 8.16

“Saiu, pois, o povo, e os trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim

  • Efraim significa “Fruto Dobrado”.
  • Por ela era introduzido os frutos das colheitas que proviam a cidade. Simboliza as benção de Deus na vida do crente.

Baruch Haba!!!

Um comentário:

  1. O ensinamento desta lição é ótima.

    “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros”. - Zacarias 7:9-10

    Você quer uma palavra clara e direta do Senhor hoje? Zacarias nos dá isso. Ele nos lembra que Deus quer que sejamos justos, compassivos, sem preconceitos e sensíveis àqueles que têm necessidades, e que consideremos uns aos outros inocentes. Em outras palavras, ele quer que tratemos uns aos outros como Cristo tratava as pessoas. Por quê? Porque não podemos estar bem com Deus se não estamos bem com as outras pessoas!

    Diacono Sergio Christino

    ResponderExcluir